Chouriça de Carne de Vinhais IGP 1Kg
Descripción
Chouriça de Carne de Vinhais IGP.
Descrição: A Chouriça de Carne de Vinhais IGP é uma chouriça com 30 a 35 cm de comprimento, em forma de ferradura, feita a partir de carne e gordura de porcos de raça Bísara, temperadas com sal, vinho, água, alho, colorau doce e/ou picante e louro. A chouriça tem uma secção cilíndrica com 2 a 3 cm de diâmetro e uma cor castanha avermelhada. Quando cortada, a chouriça forma uma massa coerente, não homogénea, com cor vermelha-viva a branca.
Método de produção: O porco é abatido entre os 9 e os 18 meses de idade, com um peso mínimo de 100 kg. A carne é cortada em pequenos cubos (ca. 3 cm), temperada e deixada a marinar durante quatro dias. Em seguida, é introduzida em tripa natural e fumada, usando madeira de carvalho e castanheiro, durante pelo menos 35 dias.
Características particulares: O sabor distinto da Chouriça de Carne de Vinhais IGP advém em grande parte do facto de ser produzida à base de carne de porcos de raça Bísara alimentados sobretudo à base de castanhas oriundas dos soutos da região.
Área de produção: A área de produção engloba os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Vinhais, do distrito de Bragança.
História: A antiguidade da criação de porcos na região é demonstrada pelas várias esculturas zoomórficas existentes em diversas localidades transmontanas. Sendo a principal fonte de proteínas e gorduras da alimentação tradicional da região, as populações locais acabaram por encontrar no fumeiro uma forma de dispor de carne de porco ao longo do ano. A lareira sempre acesa no inverno (devido ao clima frio da região), a lenha da região (à base de carvalho roble e castanho) e a humidade constante (do caldeiro de água sempre ao lume) proporcionam condições de fumagem únicas. Esta fumagem, em conjunto com a alimentação do porco com produtos da região (abóbora, batata, castanha, fazem da Chouriça de Carne de Vinhais IGP um produto único.
Devido á sazonalidade dos produtos, poderá existir rotura de stock em determinanos periodos.